Na tarde desta quarta-feira (27), aconteceu a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, uma realização da Prefeitura de Ouro Velho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal do Direito do Idoso.

O evento contou com a presença da prefeita Natália de Dr. Júnior, da Secretária de Assistência Social, Aline Graciela Gomes, das secretárias Amara Célia e Liudmila Nunes, dos vereadores Wendel Nunes e Martevânia Bernardo, equipe de profissionais do governo municipal, alunos de Serviço Sociais do Instituto Belchior, filial de Monteiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, o senhor Jurandir Izidro e a participação dos idosos, protagonistas da conferência, sendo representados pela senhora Sebastiana Monteiro, mais conhecida como tia Aninha.

A I Conferência Municipal dos Direitos do Idoso teve o objetivo de propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo e o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosos.

Abrindo os trabalhos, a prefeita Natália, destacou a importância do tema do encontro: “Protagonismo e Empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades”. Segundo ela, a Conferência Municipal é a ferramenta que proporciona as condições de diálogo, de consenso, da atualização e direcionamento das demandas relacionadas ao idoso.

A secretária municipal de assistência social, Aline Graciela, agradeceu o apoio que a prefeita Natália tem oferecido a todos os conselhos municipais ligados a sua pasta, e falou da importância da realização da I Conferência Municipal dos Direitos da pessoa Idosa, para a discussão, atualização e encaminhamento de questões diretamente relacionadas à Melhor Idade.

O presidente da Câmara de Ouro Velho, Wendel Nunes destacou a sabedoria das pessoas idosas, e tudo que elas podem oferecer com sua experiência e ensinamento a toda a população, ao poder público, às autoridades.

Na palestra proferida pela assistente social, Taysa Mara de Medeiros, foram destacados os quatro eixos temáticos que formam os grupos de trabalho da I Conferência Municipal do Idoso: Gestão (programas, projetos, ações, campanhas e serviços realizados pelos três níveis de governo: municipal, estadual e federal); Financiamento (Fundos e orçamentos disponíveis na aplicação de políticas voltadas aos idosos); Participação e controle social (o empoderamento do idoso) e o último eixo e grupo de trabalho: o Sistema Nacional de Direitos Humanos.

Logo após a palestra, as pessoas acompanharam à apresentação da Companhia e Dança “Raízes e Ritmos de Ouro”, grupo do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Ainda na I Conferência Municipal dos Direitos do Idoso de Ouro Velho foram apresentadas as propostas elencadas nos grupos de trabalhos (GT´s), destacando-se: Interação do grupo de idosos com o de jovens, representante dos idosos no conselho do idoso, aumento dos recursos federais, cofinanciamento estadual, regulamentação dos repasses, mais parceiros e a implantação de um espaço adequado e confortável para atender os idosos dos municípios dos municípios.

Ao final, foram eleitos os delegados que irão representar o município na conferência estadual que acontece em agosto na capital João Pessoa. Confira a escolha:

Delegados titulares: Vandilma, Gabriela, Aline e Idelvita.

Delegados suplentes: Luciana Neves, Dimas Tadeu, Geomax e Cleomara.