Em apoio e promoção de atividades alusivas ao “Outubro Rosa”, que tem o objetivo de despertar nas mulheres a importância de cuidar de sua saúde, em especial sobre a questão do câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Ouro Velho em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu na última quinta-feira, diversas atividades voltadas a esse tema.

As atividades foram desenvolvidas em um encontro promovido na Academia de Saúde do Município, onde participaram de palestras, além de atividades físicas realizadas por profissionais da saúde.

A prefeita, Natália de Dr Júnior (PSD), elogiou a participação em peso das mulheres OuroVelhenses no evento, e falou sobre a importância da prevenção.

“Parabenizo as nossas mulheres OuroVelhenses que vieram aqui para receber mais orientações sobre a prevenção de sua saúde e para combater doenças como o câncer de mama e do colo do útero, que se diagnosticadas a tempo, tem grande chance de cura.”, declarou.

Para a secretária de Saúde, Liudmila Nunes, esta campanha visa orientar as mulheres de Ouro Velho, para prevenção do câncer de mama e outros cuidados com a saúde.

“Sabemos da gravidade dessa doença, e é preciso que as mulheres dê mais atenção ao corpo e tomem os cuidados necessários para identificar qualquer sinal que possa estar ligado ao câncer”, disse a secretária.

Dr Júnior, um dos médicos do município, realizou uma palestra voltada a esse tema, na qual explicou o que é o câncer de mama, e suas alterações genéticas no corpo da mulher.

“Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. A doença se desenvolve em decorrência das alterações genéticas.” Explicou.

Estiveram presentes no evento, a Prefeita de Ouro Velho, Natália de Dr Júnior, Vice-Prefeito, Flávio Henrique, secretários, vereadores, e a comunidade em geral.