A Prefeitura Municipal de Ouro Velho, por meio da Secretaria de Saúde, entregou, Tablets a Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os equipamentos fazem parte da política de tecnologia em saúde adotada pela gestão municipal, através do Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC).

O software, armazena todas as informações clínicas e administrativas do paciente, informatizando, agilizando e otimizando o atendimento ao cidadão.

“A partir de agora, a Saúde de Ouro Velho está trabalhando com eficiência. Com o PEC, temos controle de quantidade de atendimento e, com isso, podemos buscar mais agilidade e qualidade para a população. Nossa meta é unificar toda a rede de saúde com esse software, que traz benefícios para a gestão pública e para o cidadão, que tem armazenado todos os seus dados clínicos e disponibilizado em todas as USFs”, destaca a secretária de Saúde Liudmila Nunes.

O PEC é uma prerrogativa do Ministério da Saúde. Com ele, os dados de atendimento do paciente, como prescrição de medicamentos, exames e consultas ficarão registrados nacionalmente e poderão ser consultados em qualquer Unidade Básica de Saúde do país.

A aquisição do dispositivo faz parte do projeto de informatização da rede de saúde do município e de acordo com a Prefeita Natália Lira “A informação é muito importante para a formação da política pública de saúde. Vamos ter mais qualidade no momento da coleta de dados e menos erros”.

O equipamento vai gerar economia pois visa eliminar gradativamente o papel, garantindo mais agilidade no processamento dos dados e mais segurança na informação, como também o reconhecimento do relevante trabalho dos ACS, buscando melhoria e qualidade das informações, evitando o trabalho manual em campo e a digitação das fichas posteriormente.

“Para nós é maravilhosa essa tecnologia. Vai facilitar nosso atendimento em domicílio e, consequentemente, a saúde do cidadão. Com ele, vamos economizar tempo em cada assistência, o que nos possibilitará atender mais pessoas. Quando chegarmos na casa do paciente, já teremos todos os dados deles cadastrados. Será maravilhoso”, destaca a enfermeira e coordenadora Isis Nayane.

Os Agentes Comunitários de Saúde participaram de treinamento promovido para lidarem com o perfeito funcionamento da tecnologia disponibilizada pela Secretaria de Saúde.