Uma nova tecnologia de iluminação foi instalada em Ouro Velho. Foram colocadas várias luminárias de LED que funcionam com energia solar. A instalação foi na rua Edson Correia De Melo.

A prefeita, Natália de Dr Júnior (PSD), assegura que a nova iluminação vai ajudar na redução do consumo de energia elétrica. “Vamos ter mais sobra de recurso, para garantir novos investimentos no município de Ouro Velho”. Finalizou a prefeita.

O sistema funciona pela captação de energia dos painéis individuais, que durante todo o dia recebem luz solar e a transforma em energia elétrica. A carga é transferida para a bateria, que aciona a luminária de lâmpadas de LED acopladas aos braços metálicos do poste.

Em dias de sol o abastecimento é maior que nos dias em que ele não aparece, mas basta ter claridade para funcionar. Quando escurece o sensor faz com que as luzes se acendam automaticamente. Cada lâmpada de LED ilumina o equivalente a uma lâmpada convencional de 250 watts.

O novo sistema em breve deve ser instalado também em vários pontos da cidade. Segundo o secretário de Infraestrutra, Wendell Sidclei, a nova iluminação deve ajudar na redução do consumo de energia elétrica. “A ideia surgiu no Departamento de Engenharia, pensando na economia da iluminação pública visando à sustentabilidade”, disse.