O município de Ouro Velho esteve representado através da Secretária de Saúde Ludmila Nunes no XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que tem como tema “Responsabilidade interfederativa no SUS: Desafios e agenda dos municípios”.

A Secretária Ludmila destacou que no encontro foram debatidos temas referentes ao pacto federativo, bem como a governança política necessária para a autonomia da gestão municipal, no cuidar da saúde da população brasileira.

Ela ainda enfatizou que o movimento reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas para pedir ao Congresso a aprovação de projeto de lei de iniciativa popular que vai garantir o repasse de 10% da receita corrente bruta da União para a saúde. “Os 10% das receitas públicas para a saúde vai garantir o acesso à integridade, à qualidade e à saúde a todos”, disse a secretária.

O evento foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF, neste ano comemorou os 25 anos do SUS e do CONASEMS, o que justificou uma discussão ainda mais aprofundada sobre problemas e soluções para a saúde pública brasileira, especificamente o Sistema Único de Saúde, que ainda enfrenta problemas.

“Estes momentos, somos os portadores das vozes de milhares de brasileiros que se encontram nas filas dos hospitais, aguardando por vagas, aguardando
por exames. Nós sabemos como os gestores municipais têm sofrido com falta de recursos que na maioria são insuficientes para atender toda a demanda”, explicou a secretária Ludmila.