ouro-velho-pb-abre-oficialmente-campanha-novembro-azul-2014

A prefeitura de Ouro Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde abriu oficialmente, na noite desta quinta-feira (13), o movimentoNovembro Azul que visa realizar inúmeras atividades que compreendem uma série de ações voltadas para prevenção e promoção da saúde masculina.

A cerimônia aconteceu no pátio da sede da Secretaria de Saúde do município e contou com a participação da prefeita Natália Lira, do seu esposo o médico Dr. Júnior, vice-prefeito Flávio Henrique, vereadores, da Secretária de Saúde Liudmila Nunes e demais secretários, servidores e um número recorde de homens, entre outras lideranças.

A exemplo do ano passado, a abertura contou com uma grande mobilização de profissionais da saúde, que disponibilizou aos participantes encaminhamentos para as consultas e exames que serão feitas durante o mês.

O médico Dr. Júnior, que foi o palestrante, falou sobre a importância e a necessidade de se promover estas ações durante o Novembro Azul. “Nessa mobilização do mês de novembro nosso foco principal é incentivar a população masculina a criar o hábito de procurar a saúde preventiva, então nada mais coerente que oferecer ao homem neste período a realização de consultas e exames de forma mais acessível. Para tanto, estamos com essa oferta tanto na abertura das atividades, quanto no decorrer do mês”, afirmou.

Segundo Isis Nayane, enfermeira da UBS Mabel Dantas, vale ressaltar que as consultas e exames preventivos da saúde masculina são realizados periodicamente durante todo o ano, pela rede pública de saúde, com o acompanhamento do município. “Porém neste mês é dada uma atenção especial a fim de despertá-los para a vigilância constante”, ressaltou a enfermeira.

Durante a cerimônia, o radialista e poeta Tadeu Cassiano falou da importância da prevenção e citou seu próprio exemplo ao fazer exames referentes ao tema.

No final do evento, a prefeita Natália e sua equipe distribuíram brindes para os homens presentes.

Novembro Azul é uma campanha mundial cujo objetivo é ressaltar a importância da prevenção do câncer de próstata, que de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia corresponde a mais da metade dos casos de câncer em pessoas do sexo masculino, entretanto é uma doença de baixa mortalidade se for tratada adequadamente.